Vereadores reivindicam academia ao ar livre, revitalização de praça, coletores de pets e latinha
Também pedem construção de Associação dos Moradores, saúde estudantil, manutenção, câmeras de monitoramento, refeitório e climatização em escola
Publicado em 09/08/2021 22:15
Muitas propostas foram aprovadas pelo plenário da Câmara de Vereadores visando benefícios e qualidade de vida aos munícipes itatiaienses na
Sessão Ordinária de 09/08/2021, e sugeridas ao Poder Executivo e as Secretarias competentes:
A Indicação de Nº 590/2021, de 09/08/2021, do vereador João Marcio Albino Silva, o João Marcio (PSC) visa atender aos moradores do Bairro Alto Penedo, que ainda não se beneficiaram com a instalação de uma academia ao ar livre e a revitalização da Praça. Segundo o parlamentar a academia ao ar livre vai trazer benefícios na qualidade de vida dos usuários praticantes de atividades físicas, fator determinante para o progresso e valorização de práticas saudáveis como esporte e lazer. Em uma outra Indicação, a de Nº 594/2021, de 09/08/2021, o vereador João Marcio solicita a instalação de academia ao ar livre no bairro Jambeiro II.

De autoria do vereador Vander Leite Gomes, o Vander (PP), a Indicação Nº806/2021, de 10/07/2021, que solicita coletores de pets e latinha nas praças. De acordo com o vereador a instalação de coletores de produtos pets e latinhas se fazem necessário para que as praças fiquem limpas e também facilitem para os que fazem sua reciclagem tendo lugar especifico de descarte.
O vereador Thiago Rodrigues Moreira, o Thiaguinho (DEM), pede ao prefeito junto à secretaria competente estudos que viabilize a possibilidade de que seja providenciada a construção de uma Sede de Associação dos Moradores no Bairro Nova Conquista através da Indicação Nº 906/2021, de 04/08/2021. Segundo o parlamentar o bairro não tem sua Sede própria, para que sejam feitas suas reuniões e palestras para ajudar a população e também para que sejam implantados cursos para ajudar os moradores mais carentes.
Em um ambiente escolar, além do ensinamento pedagógico, os educadores detectam dificuldades apresentadas por alunos com relação à acuidade auditiva. Quando identificado uma deficiência, neste caso a surdez, há a necessidade de se diagnosticar precocemente e assim estabilizar o dano já instalado. Verificando isso, o vereador Bruno Guimarães Diniz, o Bruno Diniz (SOLIDARIEDADE), reivindicou com a Indicação Nº 946/ 2021, de 06/08/2021, que atenda aos alunos da Rede Municipal de Ensino, atenção integral à saúde dos estudantes, por meio de ações e difusão de programas para saúde auditiva, promovendo tratamento clínico e atendimento especializado, bem como, orientação familiar sobre implicações da surdez:
“A importância quanto à orientação, não somente às crianças e adolescentes, mas também extensiva as famílias, é vista como um processo gradual, que pode tomar formas diversas a depender das necessidades dos alunos, já que se pressupõe que essa inclusão possibilite, por exemplo, a construção de processos linguísticos adequados, de aprendizado de conteúdos acadêmicos e de uso social da leitura e da escrita, sendo o educador responsável por mediar e incentivar a construção do conhecimento através da interação com ele, com a família e com os demais membros”, adiantou o parlamentar.
Já o vereador Paulo Roberto Fichter Moreira, o Enfermeiro Paulo Fichter foi autor de três sugestões solicitando ao prefeito que autorize a Secretaria de Obras através da Indicação Nº 977/2021 que regularize e ordene o espaço utilizado com a quadra de futsal; e da Indicação Nº 978 / 2021, que regularize e ordene o espaço utilizado com a quadra de areia, ambas do Bairro Campo Alegre. Justificando que áreas de esporte e lazer são fundamentais para a qualidade de vida de uma cidade, pois permitem inter-relações entre os moradores, e o executivo é responsável pelo ordenamento desses espaços além de garantir a segurança dos usuários. E ainda com a Indicação Nº 979/2021, de 02/08/2021, solicitou que seja definida uma equipe de manutenção predial para atender a Secretaria Municipal de Saúde: “A manutenção predial é importante para garantir a conservação, segurança e conforto em qualquer estrutura de imóvel. Além de tudo, ela tem a ver com a redução dos custos. Cuidados com os sistemas elétricos, hidráulico, segurança, incêndio, comunicação, etc, possibilita que o edifício seja preservado e a segurança esteja garantida. Essas ações conseguem gerar uma economia nos cofres públicos, uma vez que prevenir um problema tende a ser mais econômico e não prejudiquem as pessoas que dela fazem uso e diminuam o tempo de sua vida útil.
De autoria do vereador Alexandre sos Santos Campos, o Tim Campos (SOLIDARIEDADE) a Indicação Nº 1005/2021, de 09/08/2021, que apresenta o Anteprojeto de Lei instituindo o “Programa de fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas visando à prevenção e riscos de doenças, em como a evasão escolar. A distribuição gratuita de absorventes higiênicos será por meio de cotas mensais a cada estudante do sexo feminino: O Anteprojeto de Lei visa instituir o programa de fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para estudantes das escolas da rede pública municipal, em situação de hipossuficiência social e econômica, não possuindo condições financeiras para compra de itens de higiene pessoal. Em razão desse fato, muitas jovens, estudantes abandonam as escolas quando começam o período menstrual ou faltam às aulas, numa média de cinco dias por mês durante esse período. Isso significa que essas estudantes perdem em média 45 dias de aulas por ano, com óbvias consequências para o processo educacional e de socialização dessas jovens.
Tim Campos acrescenta ainda: “Disponibilizar nos banheiros das escolas o acesso gratuito e ao alcance de quem necessitar é fundamental, pois absorventes higiênicos não são itens supérfluos e sim de necessidade. Portanto, deve fazer parte do orçamento das unidades escolares, assim como das provisões de papel higiênico e outros itens necessários á saúde das alunas da rede pública municipal. Esse Anteprojeto de Lei não trata apenas da distribuição de absorventes higiênicos para estudantes, mas sim de levar dignidade e esperança por um futuro mais justo e igualitário, portanto, não podemos cruzar os braços pra essa triste realidade e permitir que problemas como a falta de material escolar, merenda ou absorventes íntimos sejam fatores que desencorajam essas jovens de frequentarem as escolas, reduzindo as chances de um futuro melhor. É um problema real para as adolescentes, configurando a chamada precariedade menstrual. A falta de acesso a produtos de higiene para lidar com o período menstrual traz enormes riscos à saúde dessas jovens, muitas vezes m virtude das soluções precárias e insalubres a que recorrem”, destacou o vereador Tim Campos.
O vereador Marcos Vinicius Campos Leal, o Vini Celular, foi autor de 03 Indicações as de Nº 1026, 1027 e 1028 / 2021, de 09/08/2021, todas para beneficiar o Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, solicitando respectivamente: a instalação de câmeras de monitoramento e segurança para que possam, auxiliar na segurança desses estudantes, ajudando a combater toda e qualquer espécie de discriminação, violência, negligência, exploração, crueldade e opressão dentro das unidades de ensino; solicitando estudo e viabilidade da construção de um novo refeitório para atender com melhores condições os cerca de (um mil e noventa e dois) alunos, distribuídos entre as turmas de Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental e, também, solicitando a climatização de todas as salas de aulas para que todos tenham mais conforto e bem estar e com certeza desempenharão melhor seus aprendizados.
As Indicações foram aprovadas por unanimidade.
Foto: Arquivo CMI / Marlene Modesto
Observação: Na página inicial (Home) do Site, acesse o Link Atividade Legislativa e pesquise todas as Indicações, Projetos de Lei e Requerimentos dos nossos parlamentares.
por Comunicação Social CMI