Vereador solicita plano de contingência em caso de rompimento da barragem da Represa do Funil
Aprovada também implantação de internet Wi-Fi gratuito nas praças municipais
Publicado em 01/03/2021 22:57 - Atualizado em 05/03/2021 11:38
Na Sessão Ordinária da segunda-feira, 01/03/2021 o vereador Thiaguinho (DEM), apresentou a Indicação Nº167/2021, de 25/02/2021, realizou visita a empresa Furnas, localizada em Itatiaia e foi recebido pelo seu representante, Jorge Florentino. O parlamentar solicitou ao prefeito junto a secretaria competente a criação de um plano de contingência em caso de rompimento da barragem da Represa do Funil e justificou:
“O plano de contingência para cada região e situação é atribuição dos órgãos municipais e estaduais legalmente constituídos, como as Prefeituras, Polícia, Bombeiros é Defesa Civil. São esses órgãos que têm conhecimento sobre a comunidade onde atuam, suas características e peculiaridade. Sendo assim, solicito a criação de um plano emergencial em caso de rompimento da barragem da Represa do Funil”.
.Também de autoria do vereador Thiaguinho a Indicação Nº168/2021 de 25/02/2021, que solicita a implantação de internet via Wi-Fi gratuito nas praças municipais:
“A presente indicação é de extrema importância, pois o surgimento das tecnologias de informação e comunicação em especial a internet promoveu diversos efeitos e alterações das relações sociais mais básicas. Assim, a necessidade de pleno acesso e uso da internet tornou-se uma necessidade básica e de fundamental importância na vida do ser humano.
Em razão disso a internet acabou por se tornar um instrumento fundamental para as pessoas, por meio dos quais os indivíduos podem exercer seus direitos de liberdade, de expressão e opinião, utilizar serviços, buscar conhecimento e lazer, inclusive.
Com a implantação deste serviço de uso gratuito é comum nas praças como, por exemplo, a Praça Mariana Rocha Leão, mais conhecida como Praça da Matriz, toda a população terá a sua disposição o acesso gratuito à internet também nos momentos de lazer”, justificou o parlamentar que teve aprovada as duas Indicações.
O vereador Thiaguinho teve aprovado em segunda votação o Projeto de Lei Nº. 010C /2021, de 04/02/2021, que reconhece a prática de atividade física e do exercício físico como essenciais para a população itatiaense em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais e justifica seu projeto:
“A prática de atividade física é fundamental para enfrentamento a moléstias, principalmente o novo coronavírus. Além dos benefícios amplamente conhecidos também deve-se destacar que as principais causas dos grupos de riscos (idade, obesidade, problemas cardíacos, respiratórios e etc.) são combatidas por aquela. Sendo assim, não resta a menor dúvida de que os estabelecimentos que prestem tais serviços são essenciais para o enfrentamento.
Primeiramente, cumpre-nos ressaltar que o Profissional de Educação Física é um profissional de Saúde, reconhecido pela resolução do CNS Nº 287, de 8 de outubro de 1998 e CBO 2241-40. Sua importante atuação na promoção de saúde se tanto de forma preventiva como também na reabilitação do praticante beneficiário da atividade física.
Por esta razão, durante o enfrentamento da pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19), o Ministério da Saúde editou a Portaria 639 de 31 de março de 2020 lançando o programa de capacitação denominado “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, capacitando dentre outros os Profissionais de Educação Física para atuarem diretamente no enfrentamento ao novo coronavírus, bem como para atuarem agentes multiplicadores de conhecimentos e comportamentos sobre as medidas profiláticas necessárias para a não proliferação de quaisquer doenças, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde.
A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), informa que a prática regular de exercícios físicos está associada a melhora das funções imunológicas em seres humanos, otimizando as defesas do organismo diante de agentes infecciosos e que é uma importante ferramenta no tratamento e prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras. Por exemplo, pessoas com estas patologias estão mais suscetíveis as complicações e agravamento pelo COVID-19.
Não menos importante, temos ainda os benefícios sociais e mentais obtidos com a prática de atividades físicas, tanto pela redução dos níveis dos hormônios estressantes, como a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol, resultando no aumento da autoestima, a diminuição da insatisfação, da depressão e da ansiedade causadas pelas necessárias medidas de isolamento adotadas.
Ninguém poderia ser capaz de prever a crise atual, como também não seremos nas próximas, contudo o texto legal apresentado busca assegurar que a atividade e exercícios físicos são necessárias para a saúde da população, mesmo que associadas as medidas de isolamento e restrições de circulação de pessoas para garantia do maior bem jurídico tutelado: a vida.
Diante disso, estabelece-se regras e reconhece-se a atividade física como serviço essencial”, encerrou o parlamentar.
por Comunicação Social CMI