Legislativo homenageia a artista plástica Eila Helena Lehtola Ampula
Padre João Solak também recebe uma homenagem
Publicado em 05/05/2020 17:58 - Atualizado em 09/05/2020 18:50
Conforme medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19), perante sua classificação como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Câmara Municipal de Itatiaia, está realizando as Sessões Plenárias da Câmara Municipal de Itatiaia as segundas e terças-feiras às 18:00 horas, com portões fechados, transmissão pelo facebook oficial da Câmara (https://www.facebook.com/CamaradeItatiaia), e apenas com a presença dos vereadores e dos funcionários indispensáveis para execução e transmissão das Sessões.
O expediente da Câmara Municipal de Itatiaia retornou às suas funções laborativas ontem, dia 04 de maio de 2020, com horário provisório de 08:00 horas às 12:00 horas. Neste período, o atendimento ao público ficará condicionado ao uso de máscaras protetoras tanto pelos servidores quanto pelos visitantes.
A Câmara sempre estará à disposição para colaborar com os munícipes e os demais Poderes de Itatiaia, mas, jamais poderá se curvar ou deixar de exercer seu papel de fiscalização que lhe é atribuído constitucionalmente. Assim, foram amplamente debatidas e aprovadas por unanimidade as reivindicações ao Poder Executivo, através das Indicações e Projetos de Lei abaixo:
Através da Indicação Nº102/2020 de 04/05/2020, do Vereador Dudu Pereira, foi solicitado ao Prefeito junto a Secretaria competente a criação de um albergue para pessoas em condições de rua:
“A criação do albergue para o acolhimento de moradores de rua da cidade, tem por objetivo a ressocialização e inclusão social da população em condições de rua. A iniciativa visa também durante o período da acolhida, a recuperação de documentos, cursos profissionalizantes e encaminhamento para empregos, bem como apoio direcionado por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e psicólogos, para proporcionar além do acolhimento, a oportunidade do cidadão regressar ao meio social”.
Vereador Dudu Pereira apresentou o Projeto de Lei Nº 15C de 09/03/2020 denominação de logradouro público: Avenida Padre João Solak, a Estrada de Furnas, no bairro Nova Conquista. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogada as disposições em contrário:
O Padre João Solak, pároco da Paróquia São José de Itatiaia, faleceu na madrugada da quinta-feira (27/02/2020), estava internado devido a complicações cardiorrespiratórias. A Administração Municipal decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do reverendíssimo e a Câmara Municipal manifestou sua solidariedade à família e a comunidade da Paróquia por tão grande perda, com uma Moção de Pesar.
Pe. João Solak
Pe. João Solak nasceu na cidade de Roztoka (Polônia) no dia 04 de abril de 1945. Ingressou ainda jovem na Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo a experiência de cooperar com o ideal de renovação da sociedade através da formação de homens novos, ideal herdado de seu fundador o Servo de Deus Deodato Janski. Professou os primeiros votos no dia 15 de agosto de 1962.
Foi ordenado no dia, 04 de abril de 1971, veio como missionário para o Brasil no ano de 1972. Trabalhou como vigário na Paróquia de Santa Cecília (Resende – RJ), vigário e pároco na Paróquia São José (Itatiaia-RJ), pároco na paróquia Nossa Senhora da Paz (São Paulo – SP), pároco na Paróquia Nossa Senhora dos Pobres (São Paulo – SP).
Foi superior da região Sul Americana durante dois mandatos, período em que concluiu a construção do Seminário em Curitiba, foi também mestre de noviços em Resende – RJ e se dedicou a tradução dos escritos dos fundadores. Fundou o abrigo para crianças abandonadas, na cidade de São Paulo.
Com a Indicação Nº 277/2020 de 05/05/2020, o Vereador Jair Porquinho solicitou estudos para alertar a população nesse período de quarentena devido à pandemia de Covid-19, através de campanha publicitária em informativos impressos e/ou redes sociais sobre o descarte correto de máscaras, luvas e EPIs em todo o município de Itatiaia, justificando:
“A Secretaria competente deverá alertar aos munícipes para os cuidados que devem ser tomados quanto ao descarte correto de máscaras e luvas. Diante da pandemia do coronavírus muitas pessoas estão usando máscaras e luvas nos locais de grande circulação.
As máscaras e luvas descartáveis devem ser inutilizadas após o uso. Mas é importante estar atento e saber onde e como descartá-las. Por se tratar de material infectado, as máscaras e luvas usadas não podem e nem devem ser dispensadas no lixo comum ou reciclável.
Por isso, a Secretaria de Saúde, deverá colocar em frente a cada Unidade Básica de Saúde, bem como no Hospital Municipal, uma lixeira para descarte adequado das máscaras e luvas que posteriormente serão destinadas ao lixo hospitalar.
O descarte inadequado das máscaras e luvas junto com o lixo orgânico ou com o material reciclável, pode prejudicar e infectar os trabalhadores que fazem a coleta, bem como disseminar o vírus para outros lugares. Por isso, a população deverá ser orientada no sentido de se fazer o descarte o material no local correto, evitando o risco de contaminação”.
O Projeto de Lei Nº05C/2020, de 03/03/2020, do Vereador Jair Porquinho, tem a seguinte proposição: Criar o Programa Municipal de Práticas Integrativas, Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS) no âmbito do município de Itatiaia:
“Fica criado o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS) no âmbito do Município de Itatiaia/RJ, observadas as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares e da Política Nacional de Educação Popular em Saúde.
O Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS) do Município de Itatiaia/ RJ tem como objetivo promover a implantação de políticas de saúde e as suas diretrizes para as áreas de Acupuntura, Homeopatia, Medicina Antroposófica, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Arteterapia, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de Mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais e afins, que fazem parte integrante dessa Lei, incluindo as práticas que possam a vir a ser incorporadas pela Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares, pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde e pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde”.
O Vereador Jair Porquinho justificou que a presente proposição tem como objetivo implementar o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS) no município de Itatiaia/RJ, visando ao bem estar da população, instituindo práticas que são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
As práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) têm uma visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. Os diagnósticos são embasados no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social na busca da lógica de intervenção focada na doença para ser voltada para a saúde do indivíduo, essas terapêuticas contribuem para a ampliação do modelo de atenção à saúde, pois atendem o paciente na sua integralidade, considerando sua inserção sociocultural e fortalecendo a relação médico/paciente, o que contribui para a humanização na atenção.
Este projeto tem como objetivo geral, implementar Práticas Integrativas e Complementares em complementação às práticas estabelecidas pelas políticas de saúde. Desta forma, considerando o interesse público, a alta relevância da presente proposição, conto com o acolhimento e aprovação do mesmo, nos termos em que se apresenta”.
O Vereador Vaninho com a Indicação Nº 280/2020, de 05/05/2020, solicitou estudos e tratativas visando à aquisição emergencial de cabines de desinfecção a serem instaladas em pontos estratégicos do município de Itatiaia e defendeu a reivindicação:
“Esta solicitação compõe ações de enfrentamento ao novo COVID-19. As cabines devem ser instaladas em pontos estratégicos com maior circulação de pessoas. Estamos acompanhando esta ação em outras localidades e os resultados são bastante positivos. Além disso, precisamos combater de todas as formas possíveis a transmissão deste vírus para evitarmos um colapso na nossa rede pública de saúde, bem como, proteger os cidadãos itatiaienses.
A cabine de desinfecção conta com uma série de dispositivos que pulverizam o produto, quase como uma poeira. A substância combate alguns tipos de vírus, incluindo a COVID-19. O produto é utilizado para desinfecção de centros cirúrgicos e o fabricante garante que ele dura de três a quatro horas na pessoa. A cabine ou túnel é utilizado para desinfecção do corpo, roupas, calçados, bem como equipamentos dentre cadeiras de rodas, macas e carrinhos de supermercado”.
Também foi aprovado o Projeto de Lei Nº 06C, de 03/02/2020, do Vereador Vaninho, que institui o Pelotão Ecológico Mirim no Município de Itatiaia, uma forma educacional de defender o meio ambiente:
Com a aprovação do Legislativo, fica o Poder Executivo autorizado a instituir o Pelotão Ecológico Mirim do Município de Itatiaia, com a finalidade de defender o meio ambiente e combater crimes contra a natureza, o patrimônio público e toda forma de degradação ambiental.
O Pelotão Ecológico Mirim deve ser formado por alunos da rede municipal de ensino, incumbidos de zelar pela proteção do meio ambiente no âmbito do Município de Itatiaia. Poderá, ainda, o Pelotão Ecológico Mirim, através de convênios, contar com a participação de alunos da Rede Pública Estadual, bem como com alunos da Rede Privada.
O Pelotão Ecológico Mirim, criado por esta Lei, deverá receber cursos de Educação Ambiental e de conhecimento sobre a Legislação Ambiental do Município, o qual deve ser ministrado nas escolas municipais e justificou:
“A degradação ambiental no Brasil é um grave problema, por isso a importância de projetos na área da educação ambiental. Este projeto de lei objetiva a sensibilização frente aos problemas ambientais em nossa cidade com os alunos da rede municipal de ensino, levando-os a refletir e buscar novas soluções para a preservação ambiental em Itatiaia”.
O Projeto de Lei Nº: 012 C/2020, de 17/02/2020, do Vereador Vander Dispõe sobre denominação do Logradouro Público ficando alterada o nome da Rua Projetada do Lote 25, Quadra18, que passa a denominar-se Rua Eila Ampula. Autorizando o chefe do Poder Executivo Municipal a viabilizar a confecção da placa relativa à denominação de que trata esta Lei.
Eila Ampula
Eila Helena Lehtola Ampula foi à maior artista finlandesa radicada no Brasil. Nasceu em 06 de julho de 1916, Tampere, Finlândia e faleceu em 20 de novembro de 2008, Campinas, São Paulo. Autora do livro: Maastamuuttajan muistelmia. Teve uma filha que se chama Laura Ampula.
A centenária de 104 anos, foi uma artista plástica fino-brasileira, conhecida por seus belíssimos trabalhos de pintura a óleo, placas de cimento com tinta e tecelagem, gostava de retratar paisagens tropicais. Teve uma filha que se chama Laura Ampula. Eila também integrou o grupo de fundadores da colônia finlandesa em Penedo, na cidade de Itatiaia, no Rio de Janeiro em 1929.
Fotos: Klauss Kanzler e Marlene Modesto
Observação:
Na página inicial (Home) do Site, acesse o Link Atividade Legislativa e pesquise todas as Indicações, Projetos de Lei e Requerimentos dos nossos parlamentares.
por Comunicação Social CMI