Cadeiras de repouso aos acompanhantes são cobradas por vereador
Presença de acompanhantes mantém inserção social do paciente
Publicado em 22/02/2021 17:49
Acomodações adequadas para atender acompanhantes de pacientes do Hospital Dr. Manoel Martins de Barros, em Itatiaia, estão sendo cobradas pelo vereador Vander, que teve uma Indicação de Nº 309/2021 neste sentido aprovado pelo Poder Legislativo na Sessão Ordinária de segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021.
No pedido, o vereador solicitou que seja encaminhado expediente ao secretário de Saúde, Sérgio de Oliveira Paiva, para que seja realizado estudos no sentido de melhorar a estrutura da instituição hospitalar, para oferecer acomodações mais adequadas para as pessoas que acompanham os pacientes em caso de internação:
“Esta indicação é uma reivindicação constante dos munícipes. Atualmente, o hospital não disponibiliza cadeiras de repouso aos acompanhantes, o que tem gerado reclamações. Muitas pessoas estão reclamando de problemas de coluna devido à estrutura que é oferecida no local.
Ao cobrar melhores acomodações, o vereador Itatiaiense ressalta que, por lei, tem direito a um acompanhante, em caso do paciente for menor de 18 anos, um dos pais ou responsável.
O mesmo direito é assegurado aos idosos (60 anos ou mais) submetidos à internação hospitalar, (art. 16 da Lei 10.741/03 - Estatuto do Idoso). As parturientes também têm direito a acompanhante durante o trabalho de parto e pós-parto nos hospitais públicos e conveniados com o SUS, de acordo com a Lei 11.108/05”, advertiu o vereador Vander, acrescentando ainda: “A presença de visitantes e de acompanhantes nos serviços de saúde mantém a inserção social do paciente”, encerrou.
.
por Comunicação Social CMI